
Famoso por ter em seu portfólio nomes como Kate Middleton, Jennifer Lawrence e Reese Witherspoon, o italiano Rossano Ferretti acaba de desembarcar no Brasil para lançar a versão brasileira de seu reality show “HairStyle – The Talent Show”, que chega ao Discovery Home & Health e ao streaming Discovery Plus no dia 3 de dezembro, às 23h30. Em parceria com a Alfaparf Milano, o programa busca os melhores cabeleireiros do país, que enfrentarão diferentes desafios para ter a oportunidade de abrir seu próprio salão de beleza por € 150 mil (aproximadamente R$ 806 mil).
Com quatro décadas de experiência, o hairstylist é responsável pelo método Rossano Ferretti, também conhecido como corte invisível, que conquistou fãs fiéis ao redor do mundo. “Você não enxerga a tesoura, apenas o movimento do cabelo e a beleza realçada”, explica.
Em sua passagem pelo Brasil para lançar o reality, conversamos com o especialista sobre a novidade e o futuro da indústria da beleza. Ele ainda deu dicas para o cabelo de salão dos sonhos. Leia abaixo:

O que te inspirou a criar o reality show?
Eu queria dar voz à indústria, mostrar o que fazemos pelos nossos clientes no salão. É essencial para mim compartilhar meus anos de experiência e educar o consumidor. Somos obcecados por realizar uma consultoria com o cliente antes do corte. As pessoas devem saber sobre cada produto sendo usado e cada etapa do processo, mas muitos salões ainda não fazem isso hoje.
O que fez você decidir trazer o programa para o Brasil?
O Brasil é um dos principais países para a indústria de beleza e cabelo. Todo mundo sabe o quanto as brasileiras se importam com isso. E é possivelmente o país com mais inclusão no mundo da beleza. É muito importante para mim que o mundo entenda sobre isso porque tenho lutado por inclusão por muitos anos. Claro, também é um país importante para a Alfaparf, minha parceira nessa empreitada.
Como você bem disse, não é novidade que o público brasileiro é apaixonado por estética. Quais são suas expectativas para os profissionais da área no Brasil?
Minha expectativa é que possamos esquecer sobre nós mesmos e focar mais no cliente. Muitas vezes, o ego vem à frente de cada decisão que tomamos, mas é sobre nosso cliente e sua beleza individual, não sobre nós (os profissionais). Acredito que o futuro da indústria é sobre cuidar das pessoas de uma forma customizada para suas necessidades. É sobre respeito, cuidado com a saúde do cabelo, fazendo as pessoas entenderem os ingredientes que usamos.
Quando você começou, o mundo da beleza era muito diferente de como é hoje. Você foi pioneiro ao implementar mudanças que a maioria das pessoas não estava acostumada. Como você avalia o mercado de cabelo hoje?
As redes sociais ajudam muitas pessoas, mas ainda acho que existe um descompasso na educação. Ainda há muito conhecimento sobre a indústria da beleza para compartilhar. Não deveríamos focar na nossa pessoa e na nossa personalidade só porque queremos fama. Devemos trabalhar para fazer cada cliente se sentir bonita. Essa é a coisa mais importante, e não nós mesmos.
Tem alguma coisa que você aprendeu especificamente depois de atender tantas celebridades?
Todo cliente é uma celebridade para mim, todo mundo é importante. Nunca olho para o nome ou sobrenome da cliente na minha frente, e isso é uma lição que dou para todos os meus colaboradores. É a principal lição a se aprender.
Qual dica você daria para alguém conseguir identificar um bom profissional da área?
O coração diz tudo sobre as pessoas. Você deve conseguir enxergar que aquela pessoa ama o que faz e deve conhecer a história dela. As pessoas que não passaram por algum tipo de sofrimento normalmente não sabem como crescer.