
O mercado brasileiro de luxo está em ascensão. É o que mostra a pesquisa “A nova era de crescimento do mercado de luxo: pós-pandemia revela novas oportunidades”, encomendada por Vogue e Valor Econômico e feita pela Bain & Company, que avaliou os seguintes setores: moda e itens pessoais, imóveis, automóveis, saúde, aeronaves privadas, iates, fine art, hotéis e bebidas finas.
O estudo avaliou marcas com percepção de luxo e consumo dos chamados high network individuals, aqueles com mais de US$ 1 milhão em ativos líquidos. Veja os destaques abaixo:
- A parcela dos high network individuals é composta 92% de homens, dos quais 75% têm acima de 50 anos e 80% são residentes do sudeste;
- Em 2022, o mercado brasileiro de luxo movimentou R$ 74 bilhões, sendo a moda o setor que mais faturou (R$ 18 bilhões);
- Desde 2018, o mercado de luxo cresce 18% ao ano;
- A expectativa é que até 2030 a moda movimente R$ 38 bilhões por ano;
- Fatores: parcelamento, preços compatíveis com o mercado estrangeiro por conta do câmbio e crescimento da riqueza da população de alto poder aquisitivo;
- Em 2020, o mercado da moda de luxo cresceu 110% comparado ao ano anterior. Em 2022, expandiu 183%;
- 52% das pessoas que acessam sites de moda e itens pessoais de luxo são mulheres.