
Você já deve ter percebido: é quase impossível rolar o Instagram ou TikTok sem se deparar com conteúdos de moda e beleza batizados com nomes de frutas. “Strawberry girl” e “tomato girl” são algumas das principais tendências que invadiram as redes nos últimos tempos. Esses movimentos incentivam adotar uma estética específica e até atividades para acompanhar certo estilo de vida. No caso da tomato girl, que celebra o verão europeu, seus dias envolvem muita pasta, gelato, sol, ar fresco, livros de romance, frutas e flores frescas. Isso se traduz, é claro, na estética, com cachos soltos, pele bronzeada e bochechas rosadas de sol. A pedida é usar tons de vermelho tanto no make quanto nos looks, vestidos fluidos de linho e saias e tops com babados.
Mas o que está por trás desse boom de microtendências? Segundo afirmam os próprios usuários, um dos fatores é a necessidade de pertencer a uma comunidade, o que não vem de hoje entre os jovens. Em 1985, o sociólogo francês Michel Maffesoli cunhou o termo “tribo urbana”, referindo-se aos grupos de pessoas unidas pelos mesmos gostos musicais, ideias e estéticas, assumindo sua expressão máxima na adolescência. Alguns exemplos que ele analisou são os hippies, skatistas, punks e emos. Acontece que, agora, os nichos nas redes sociais geram apenas uma falsa sensação de pertencimento, já que são reduzidos a tendências de consumo que vem e vão num piscar de olhos, baseadas na estética e no poder de compra, e não em um conjunto de valores sociais, culturais e políticos.
A idealização de um estilo de vida luxuoso – não no sentido de ostentação, mas um conforto financeiro que forneça qualidade de vida e lazer -, com dias tranquilos e contato com a natureza parece ser algo em comum entre as tendências. Talvez seja resultado da pandemia, em que a maior parte de nós ficamos trancados em casa, o que escancarou o cansaço de passar todos os dias no escritório em frente ao computador, e nos levou a almejar algo a mais. Enquanto uma viagem para a Costa Amalfitana não é nada acessível, pode ser que para algumas pessoas adotar essas estéticas seja uma forma simples e palpável de deixar os dias mais leves e alegres.
É importante lembrarmos também de quem estamos falando. Dados atualizados de agosto de 2023 revelam que 60% dos usuários do TikTok nos Estados Unidos são mulheres, e a mesma porcentagem corresponde a jovens da geração Z, nascidos entre 1997 e 2012. Sendo assim, não é interessante reduzir essas tendências a algo tosco e fútil – o que tem acontecido em peso em contrapartida ao sucesso desses vídeos. Historicamente, os gostos e atividades de lazer das mulheres são ridicularizados e desincentivados. Um caminho mais equilibrado dessa vez pode ser entender do que se trata o movimento e, se for o caso, participar de forma consciente e saudável.
Abaixo, fique por dentro do que consistem as principais tendências de frutas do momento e como inseri-las no seu dia a dia:
Strawberry Girl

Impulsionada pela it girl Hailey Bieber, a beleza é natural, com bochechas rosadas, lábios hidratados e sardas falsas, dando a impressão de uma pele saudável e viçosa que ficou no sol.
Tomato Girl

O vermelho é o principal dessa tendência, seja nos lábios, nos acessórios ou nas peças de roupa. Assim como na strawberry girl, as bochechas rosadas são essenciais para compor o look. Para completar, aposte em cachos soltos e spray texturizador, deixando o cabelo com aquela carinha de praia.
Lemon Girl

Na esteira da moda dopamina, essa tendência vem acompanhada de cores divertidas e chamativas, como amarelo e verde limão, que pode ser uma boa aposta para manicure, como fez Hailey Bieber, ou mesmo looks monocromáticos, a exemplo de Margot Robbie.
Coconut Girl

A coconut girl vive à beira da praia com biquínis coloridos e roupas frescas de verão, como tops de crochê. Quanto aos acessórios, não faltam óculos escuros divertidos, chapéus, colar e pulseiras de miçangas e anéis de plástico com formatos inusitados.